quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Parte-2

Células nervosas:as células nervosas se juntam para formar o sistema nervoso.Sinais elétricos de uma  célula nervosa passam pelo axônio(ramificação)transmitindo informações para outras células nervosas do sistema.

Os nervos:são feitos de células nervosas chamadas neurônios,que ficam ligadas como bolinhas em um colar.A função dos neurônios é conduzir os impulsos nervosos

Os neurônios são células:que lembram aranhas,eles tem o corpo celular algumas finas projeções (dendritos)que saem dele para receber sinais,e uma longa cauda chamada oxônio,que pode ter mais de 1 metro de comprimento.

























O oxônio termina no bulbo chamado oxônio terminal,que transmite o impulso nervoso  a outras células nervosas ,ao ligar-se ao corpo celular ou aos dendritos.
O neurônio não se multiplica como outras células,portanto não podem ser repostos se danificados .Entretanto tem vida longa podem durarem mais de 100 anos.Os neurônios precisam de oxigênio e glicose para continuar trabalhando.

A pele externa (membrana)de um neurônio é eletricamente ativa.O sinal nervoso é uma série de pulsos elétricos ,que duram cerca de 0,001 segundo cada,e passam pelo oxônio até outra célula nervosa.
O pulso elétrico é gerado pelo movimento de sais minerais(sódio e potássio ),entrando e saindo dela.

Os oxônio são revestidos por uma substância lipídica chamada mielina.Ela evita que o impulso nervoso enfraqueça enquando se desloca
Com a mielina,os sinais nervosos passam a 100 metros/segundo;sem ela, eles passam a 1 a ou 2 metros/segundo.


Sinapses:os sinais nervosos são transmitidos por meio de sinapses,com mensageiros químicos chamados neurotransmissores.Estes se aderem ao nervo receptor.Sinapse é ponto de contato entre células.

Quando um sinal nervoso passa de uma célula nervosa para outra,o sinal deverá ser transmitido através do neurotransmissores (enviado)através de sinapses.

Neurotransmissores são substâncias químicas utilizadas para substituir,ampliar e alterar sinais elétricos entre um neurônio e outra célula.Os neurotransmissores são liberados na sinapse quando chega ao impulso nervoso.

Assim que os neurotransmissores são liberados fixam-se no receptor dos neurônios e assim enviam o sinal adiante.

Os cientistas identificam mais de 40 tipos neurotransmissores.

Dopamina:é o neurotransmissor que age na área do cérebro que controlam o movimento e aprendizado.

Serotonina:é o neurotransmissor relacionado com sono,despertar e com o humor.




O cérebro é um orgão delicado feito de mais de 100 bilhões de células nervosas (neurônios).Ele é protegido pelo crânio e um líquido chamado fluido cérebro espinhal(FCE).

O FCE flui por fora do cérebro e circula por várias cavidades dentro do cérebro,chamadas ventrículos.Ele também flui pela medula espinhal e a protege.

O cérebro é constituído de 8 áreas:

1-área frontal
função:planejamento,emoção e julgamento.

2-área da fala
função:produção da fala e articulação.

3-área auditiva
função:detecção e distribuição dos sons.

4-área da visão
função:detecção,percepção e processamento de imagens.

5-área do paladar e olfato
função:detecção do gosto e do cheiro.

6-área tátil
função:processamento e interpretação das sensações de tato.

7-área motora
função:coordenação do movimento corporal
.
8-área de Werneck
função:compreensão da linguagem.

 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário