sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sistema Imunológico e Linfático.

O sistema imunológico: é o sistema de defesa e combate de microorganismos e outros invasores. Nosso organismo tem várias barreiras e a primeira é a pele,se estiver infectada.

Interferon:são protéinas que auxiliam as células do organismo a atacar o vírus e também estimular as célular exterminadoras.Certas células são citotóxicas,o que significa que são tóxicas aos invasores.

Fagócitos:são células sanguíneas brancas que engolem os invasores e usam uma enzima para dissolvê-los.permanecem no local de uma infecção sempre que houver uma inflamação.

A coceira,o espirro e o vômito são formas que o organismo tem de eliminar o invasor

Você Sabia?
Os olhos são protegidos pelas lágrimas ,que eliminam os microorganismos .As lágrimas também contêm uma  enzima chamada lisossomo,que combate as bactérias.

O HIV,o vírus da AIDS,ataca as células do sistema imune e não permite que elas combatam as infecções.

O sistema linfático:é a rede complexa que drena o fluido pelas células do corpo e volta para a corrente sanguínea.
Os "tubos" do sistema linfático são chamadas de vasos linfáticos .Eles contêm um fluido chamado linfa que,juntamente com as bactérias e substâncias químicas,drenam os fluidos dos tecidos do organismo,como os dos músculos.Esse sistema não contêm qualquer tipo de bomba pára circular.Ele funciona como um efeito colateral proveniente dos batimentos cardíacos,e também pelo movimento de músculos.

Em determinadas regiões desse sistema existem nódulos chamados linfonodos.Esses linfonodos funcionam como filtros e capturam os microorganismos que se encontram na linfa

Nos linfonodos,um exército de células brancas,os linfócitos neutraliza e destrói os microorganismos.

A linfa volta para o sangue pela principal veia , a veia cava superior.

O sistema linfático não é contituido apenas por linfonodos e linfa,há também o baço,o timo,as tonsilas e as adenóides.

Em média,circula  de 1 a 2 litros de linfa pelo sistema linfático e pelos tecidos corporais.

O que é linfa:é um líquido transparente,claro ligeiramente amarelado.sua composição é igual a do sangue ,mas não possui hemáceas,que contêm protéinas e gorduras ,alguns glóbulos vermelhos e muitos glóbulos brancos,especialme linfócitos.O linfócitos são as células que combatem as bactérias no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário